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sexta-feira, 6 de abril de 2012

Material para prova - DIRETRIZES PARA A LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS


Alunos, segue abaixo material para a prova, lembrando que no próximo dia 19/04 farão o exame os alunos de número ímpar; no dia 26/04 será a vez dos alunos de número par. Peço aos alunos que vão até o laboratório 1, caso mudemos de sala haverá aviso.
Atenciosamente
Fabricio

DIRETRIZES PARA A LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

  A leitura é um método de estudo que tem como objetivos:

       favorecer a compreensão global do significado do texto;
       treinar para a compreensão e interpretação crítica dos textos;
       auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico;
       fornecer instrumentos para o trabalho intelectual desenvolvido nos seminários, no estudo dirigido, no estudo pessoal e em grupos, na confecção de resumos, resenhas, relatórios etc.
       Análise textual:
       preparação do texto;
       trabalhar sobre unidades delimitadas (um capítulo, uma seção, uma parte etc., sempre um trecho com um pensamento completo);
       fazer uma leitura rápida e atenta da unidade para se adquirir uma visão de conjunto da mesma;
       levantar esclarecimentos relativos ao autor, ao vocabulário específico, aos fatos, doutrinas e autores citados, que sejam importantes para a compreensão da mensagem;
       esquematizar o texto, evidenciando sua estrutura redacional.
       Análise temática:
       compreensão do texto;
       determinar o tema-problema, a ideia central e as ideias secundárias da unidade;
       refazer a linha de raciocínio do autor, ou seja, reconstruir o processo lógico do pensamento do autor;
       evidenciar a estrutura lógica do texto, esquematizando a sequência de ideias.
       Análise interpretativa:
       interpretação do texto;
       situar o texto no contexto da vida e da obra do autor, assim como no contexto da cultura de sua especialidade, tanto do ponto de vista histórico como do ponto de vista teórico;
       explicitar os pressuposto filosófico do autor que justifiquem suas posturas teóricas;
       aproximar e associar ideias do autor expressas na unidade com outras ideias relacionadas à mesma temática;
       Análise interpretativa:
       exercer uma atitude crítica diante das posições do autor em termos de:
       coerência interna da argumentação;
       validade dos argumentos empregados;
       originalidade do tratamento dado ao problema;
       profundidade de análise ao tema;
       Alcance de suas conclusões e consequências;
       apreciação e juízo pessoal das ideias defendidas.
       Problematização:
       discussão do texto;
       levantar e defender questões explícitas ou implícitas no texto;
       debater questões afins sugeridas pelo leitor.
       Síntese pessoal:
       reelaboração pessoal da mensagem;
       desenvolver a mensagem mediante retomada pessoal do texto e raciocínio personalizado;
       elaborar um novo texto, com redação própria, com discussão e reflexão pessoais.
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TEXTO NARRATIVO
       ESTRUTURA DA NARRATIVA
      Enredo:

       Situação inicial
       Complicação
       Clímax
       Desfecho
               
       Personagens: descrição física e descrição psicológica.
       Tempo: momento em que ocorrem as ações.
       Espaço: lugar onde as ações ocorrem.
       Foco narrativo:
      1ª pessoa – o narrador participa das ações
      3ª pessoa – o narrador é simples observador.
      Narrador Onisciente
       O narrador-personagem conta na 1ª pessoa a história da qual participa também como personagem.  Ele tem uma relação íntima com os outros elementos da narrativa. Sua maneira de contar é fortemente marcada por características subjetivas, emocionais. Essa proximidade com o mundo narrado revela fatos e situações que um narrador de fora não poderia conhecer ao mesmo tempo essa mesma proximidade faz com que a narrativa seja parcial, impregnada pelo ponto de vista do narrador.
O narrador-observador conta a história do lado de fora, na 3ª pessoa, sem participar das ações. Ele conhece todos os fatos e por não participar deles, narra com certa neutralidade, apresenta os fatos e os personagens com imparcialidade. Não tem conhecimento íntimo dos personagens nem das ações vivenciadas.
       O narrador-onisciente conta a história em 3ª pessoa, às vezes, permite certas intromissões narrando em 1ª pessoa. Ele conhece tudo sobre os personagens e sobre o enredo, sabe o que passa no íntimo das personagens, conhece suas emoções e pensamentos. Ele é capaz de revelar suas vozes interiores, seu fluxo de consciência, em 1ª pessoa. Quando isso acontece o narrador faz uso do discurso indireto livre. Assim o enredo se torna plenamente conhecido, os antecedentes das ações, suas entrelinhas, seus pressupostos, seu futuro e suas consequências.
       TIPOS DE DISCURSO
       DISCURSO DIRETO
       1- O narrador reproduz literalmente a fala das personagens.
       2- Uso dos verbos de elocução (dicendi ou declarandi): dizer, perguntar, responder, contestar, indagar, pedir, etc...
       3- Esses verbos indicam o interlocutor que está com a palavra.
       4- Sinais de pontuação: dois pontos, travessão, aspas, vírgulas.
DISCURSO INDIRETO
1- A fala (ou pensamento) da personagem é reproduzida  pelas palavras do narrador.
2- Os verbos dicendi constituem o núcleo do predicado da oração principal.
3- A essência da fala da personagem é o complemento do verbo dicendi (oração subordinada).
       4- Os conectivos geralmente empregados são: que, se, como, etc... 
DISCURSO INDIRETO LIVRE
       Predomínio da ambigüidade: não se pode precisar com exatidão quem fala – o narrador ou a personagem.
       A fala (do narrador ou da personagem ) mistura-se à matéria narrada.
       Relação de independência: não se liga a um verbo dicendi, nem se justapõe a ele.
       Não há sinais de pontuação que o introduzem.
       Uso freqüente do pretérito imperfeito e dos pronomes de terceira pessoa.
       Como não depende de um verbo dicendi, é impossível transformá-lo em objeto direto de um verbo transitivo, ou seja, não há passagem do discurso direto livre para outro discurso. 

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